O que é Vetorização?

A Vetorização consiste em transformar uma Imagem Bitmap (formada por pixels) em um Gráfico Vetorial (formado por pontos e segmentos) com a grande vantagem de poder ampliar infinitamente sem perder qualidade. Sim, porque, como NÃO são formados por pixels, os gráficos vetoriais não dependem de resolução.

Imagem Bitmap x Imagem Vetorizada

Como vetorizar uma imagem?

Essa é uma das perguntas mais populares, no universo do design gráfico, principalmente para quem está começando a aprender programas vetoriais.

E o Illustrator tem um recurso de vetorização excelente, o Image Trace, e aqui no site você pode conferir vários vídeos no capítulo sobre Vetorização do curso Illustrator CS6 para Design de Estamparia.

Assista uma explicação detalhada no vídeo abaixo:

O recurso Image Trace explicado em detalhes

Vetorização e criação de padrão

E se você curte Design de Estamparia dá uma olhada no exemplo abaixo que mostra como criar um padrão a partir de um desenho a lápis vetorizado:

Vetorização de desenho a lápis e criação do padrão

Live Trace no Illustrator CS5 ou anterior

Se você está usando o Illustrator CS5 ou mesmo versões anteriores como CS4 ou CS3, você pode conferir vários vídeos explicando o recurso Live Trace em detalhes no curso Illustrator CS5 Recursos Fundamentais.

É isso. Espero que o artigo tenha sido útil e, claro, não esqueça de enviar os seus comentários e sugestões. Até a próxima!

Lula Rocha
Rio de Janeiro, julho 2014

ruler

Posso usar este material?

Sim. Sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos, esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir deste material para fins não comerciais, desde que atribuam a Lula Rocha o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

©2014 Lula Rocha. Licença Creative Commons.
Atribuição ao autor + Uso não comercial + Compartilhar igual
Logo Creative Commons