Olá, Pessoal
No artigo anterior eu apresentei a técnica de ilustração Low Poly, que pode ser executada no Illustrator. E, claro, você também pode usar essa técnica para criar estampas. Para mostrar um exemplo eu fiz essa estampa e fiz também esse vídeo mostrando o meu processo de trabalho em detalhes.
Resumo do processo de trabalho
1. Documento com várias pranchetas
No Illustrator, eu começo criando um documento com várias pranchetas.
Veja como trabalhar com pranchetas no curso Illustrator Recursos Fundamentais.
2. Criação dos motivos
Na primeira prancheta eu faço os motivos. (Veja mais sobre a técnica Low Poly).
3. Arranjo inicial
Na segunda prancheta, eu faço um arranjo básico como ponto de partida para a criação do padrão.
4. Criando o padrão
Os objetos do arranjo inicial são levados para o “Modo de Edição de Padrão” onde podemos criar e configurar o padrão.No curso de Illustrator para Design de Estamparia, você pode ver as opções de configuração do Painel Pattern Options em detalhes).
5. Testando o padrão
Para testar o padrão, eu uso outras pranchetas onde eu faço quadrados grandes preenchidos com a Amostra de Padrão (criada na etapa anterior) e faço também várias experimentações duplicando e modificando as amostras. (Mais detalhes no capítulo “Amostra de Padrão” do curso de Illustrator para Design de Estamparia).
6. Isolando o Módulo com Rapport
E por último, o módulo com Rapport é isolado, usando a operação “Crop” do Painel Pathfinder. (Mais detalhes sobre como isolar o módulo com Rapport também no curso de Illustrator para Design de Estamparia).
No final, o documento Illustrator ficou assim:
É isso pessoal, espero que vocês tenham gostado e até a próxima,
Lula Rocha